Banner principal

Em solenidade alusiva ao Dia Nacional da Cultura, o governador Wellington Dias entregou, nesta sexta-feira (05), certificados do Registro no Patrimônio Vivo do Estado do Piauí. O Governo Estadual irá reconhecer, certificar e apoiar financeiramente os mestres e grupos folclóricos piauienses.

Os grupos passarão a contar com um auxílio financeiro vitalício e mensal do Estado como compromisso de manter viva as tradições da cultura piauiense. O Governo Estadual irá beneficiar, este ano, 30 mestres ou grupos da cultura popular.

Entre os homenageados está a senhora Francisca Rodrigues dos Santos (Chica Lera). Grupo Encantadeiras. Mulheres quebradeiras de coco. Comunidade Tapuio, zona rural de Esperantina – PI.

Para o governador Wellington Dias, o dia de hoje é um marco para a história e cultura piauiense. “O Piauí é muito rico nesta área cultural. É na música, nas letras, na poesia, na cultura. É rico com a capacidade criativa, com um elo da nossa cultura com o boi, é assim com os nossos povos da origem, da terra dos sanfoneiros, da dança, em todas as áreas. E aqui esse elo das nossas origens com os indígenas, com os afrodescendentes, com os europeus e com certeza de que nesse momento que trazemos para o reconhecimento como patrimônio 30 mestres e mais grupos culturais e com compromisso em lei para a cada ano, escolher três novos mestres de todos os territórios do Piauí vai fazer uma diferença muito grande para que a gente possa, com isso, garantir não só a valorização, mas principalmente a multiplicação, o orgulho, o elo, a ligação da atual geração com outras geração”, declarou.
Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado regulamentou, por meio de decreto, a Lei do Patrimônio Vivo do

Estado do Piauí (nº 5.816/2008), para que mestres e grupos que atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo – tais como arte santeira, renda de bilro – ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel possam receber aporte financeiro para transmitir seus conhecimentos e experiências e, assim, perpetuar estes ofícios, ajudando a manter viva essa importante tradição para nossa cultura.

“Hoje é um dia muito simbólico. Por se tratar do Dia Nacional da Cultura, trabalhamos com muito carinho para que, efetivamente, hoje pudéssemos começar a reconhecer quem faz a cultura do Piauí. Pela primeira vez, reunimos a piauiensidade aqui no Palácio de Karnak para dizer que o Governo reconhece esses mestres e nossos grupos folclóricos”, disse Fábio Novo, secretário da Cultura.

  1. Albino de Brito Veras (Mestre Albino). Grupo Escravos Brancos, em Teresina – PI.
  2. Ambrósio de Carvalho Sousa (Mestre Ambrósio). Sanfoneiro de Reisado. Boa Hora – PI.
  3. III. Antônio José da Costa (Antônio Feliciano). Mestre de Reisado, em Valença – PI.
  4. IV. Benjamim Araújo Neto (Mestre Beija). Sanfoneiro cantador de São Gonçalo. União / Teresina.
  5. V. Domingos Viana da Silva (Mestre Viana). Mestre de Reisado, em N S de Nazaré – PI.
  6. VI. Francisca Rodrigues dos Santos (Chica Lera). Grupo Encantadeiras. Mulheres quebradeiras de coco. Comunidade Tapuio, zona rural de Esperantina – PI.
  7. VII. Francisco de Assis Oliveira (Seu Rifiri). Bumba-meu-boi Brilho da Lua. União – PI.
  8. VIII. Francisco Peres de Sousa (Chico dos Romances). Poeta da Literatura de Cordel, em Piripiri – PI.
  9. IX. Inês de Carvalho Costa (Tia Inês de Bernardo). Artesanato de palha. Comunidade Várzea Queimada, zona rural de Jaicós – PI.
  10. X. Isaias Neres Santiago (Mestre Isaias). Mestre de Reisado e Roda de São Gonçalo. Comunidade Quilombola Malhada Alta, em São Raimundo Nonato – PI.
  11.  XI. João Francisco dos Santos (Mestre João Herundino). Sanfoneiro de Reisado. Povoado Buriti Alegre, zona rural de Beneditinos – PI.
  12. XII. João Pereira de Oliveira (João Oliveira). Artesanato em madeira e Escultor. José de Fretas – PI.
  13. XIII. Joaquim Hipólito Ferreira (Joaquim Hipólito). Mestre de São Gonçalo. Povoado Santo Antônio, zona rural de Jaicós – PI.
  14. XIV. José Gomes de Resende (Zé Messias). Mandador de Reisado. Povoado São João, zona rural de Boa Hora – PI.
  15. XV. José Guilherme da Silva (Cacique Zé Guilherme). Indígena Tabajara. Piripiri – PI.
  16. XVI. Juarez Pereira da Silva (Mestre Juarez). Reisado Reis de Ouro. TeresinaPI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *