Banner principal

O cineteatro de São João do Arraial será o cenário para o lançamento do filme “Poetas do Tambor” neste domingo (10), às 17 horas. O documentário, dirigido por Ricardo Pereira e Roberto Pereira, foi financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) por meio do I Edital de Audiovisual. O filme explora os mitos de origem do tambor de crioula, uma prática cultural considerada abençoada por Jesus Cristo e associada a São Pedro.


“Poetas do Tambor” aborda diversas práticas culturais vinculadas ao tambor, incluindo seus mitos de origem, a história relacionada à escravidão negra, as proibições históricas nas cidades do Piauí, a paixão dos tamborzeiros, baiadores e baiadeiras, e a memória dos tamborzeiros falecidos. O documentário também destaca a religiosidade dos praticantes e a importância da cachaça para manter o tambor pulsante até o amanhecer.

O secretário da Cultura, Carlos Anchieta, destaca a importância deste momento para a cultura piauiense, elogiando o financiamento do filme através do edital da Secult. Ele ressalta que esse filme pode representar o estado e sua cultura não apenas para o Brasil, mas também para o mundo. Além disso, menciona que, com a Lei Paulo Gustavo, o setor audiovisual inicia uma nova era.

O evento de lançamento contará com a presença de quase 100 poetas, tamborzeiros, baiadores e baiadeiras, todos convidados para celebrar a riqueza cultural do tambor de crioula. Após a exibição do filme, está programada uma roda de conversa com os poetas, seguida por uma roda de tambor no Centro Cultural de São João do Arraial.

A atividade faz parte da programação do aniversário de 27 anos de emancipação política da cidade.

Fonte: Governo do Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *