Foi realizada na tarde do último sábado (30) uma solenidade na câmara municipal da cidade de Esperantina para dar posse aos membros do conselho gestor do banco comunitário Retiro.
O comitê gestor do Banco Comunitário Retiro que vai trabalhar com a moeda social Longá é composto por entidades, comerciantes, associações e igrejas.
Fazem parte do comitê gestor as entidades Kolping, igreja Assembleia de Deus, Associação de moradores do Muricí, Apae, CDL, MQCB, AMAE, STTR, câmara municipal e prefeitura de Esperantina.
Os membros do comitê serão responsáveis pelo análise de credito dos pequenos comerciantes, sacoleiras e outros.
A solenidade contou com a presença da vereadora Domingas Santana, do advogado Francisco Santana, da representante do banco Opala a ex-vereadora Claudina, do representante do banco dos cocais Manoel e várias pessoas que prestigiaram o evento.
A vereadora Domingas Santana idealizadora da criação do banco comunitário, falou da importância da implantação de uma moeda social no município que vai contribuir com a economia local.
“Ainda tem gente que ver com desconfiança a nossa luta pela implantação deste banco, mas nós já demos todos os passos possíveis e hoje aqui estamos empossando os membros do comitê gestor e até junho vamos colocar o banco para funcionar, quero agradecer a todos que vem contribuindo para o crescimento desta ideia que já tem seus frutos em Pedro II e São João do Arraial e em vários outros locais do Brasil e agora vai ser a vez de nossa cidade”. Disse a vereadora.
O comerciante Paulo Rubens que faz parte do comitê gestor disse que seu comércio vai aceitar a moeda Longá pois sabe da importância que tem fazer o dinheiro circular dentro da cidade, fortalecendo o comercio local.
A representante do banco Opala de Pedro II Claudina falou que a desconfiança é normal em todo inicio, assim como foi em Pedro II e São João mas que hoje a população abraçou e vem mudando pra melhor a vida de muita gente.
O coordenador da obra Kolping do Piauí Raimundo João falou que não existe desconfiança que as pessoas já superaram esta fase e portanto a posse dos membros do conselho demonstrava claramente isto.
Já o presidente estadual da Kolping advogado Francisco Santana agradeceu a todas pessoas que se despuseram em fazer parte do comitê gestor do banco e disse que acidade vai ganhar muito com a implantação da moeda Longá porque os recurso vão ajudar a movimentar e fortalecer o comércio local. “Nossa ideia em trazer este banco de moeda social para cidade de Esperantina foi para dar oportunidade a muitas famílias que tem um pequeno negócio e que não acesso a uma linha de crédito nos bancos oficiais”. Disse.
A banda municipal Mestre Chico executou os hinos de Esperantina e do Brasil na abertura da solenidade.
O jovem cartunista esperantinense Zazu desenhou alguns modelos da moeda Longá que será apreciado pelos membros do conselho para saber quais serão aproveitadas.
Duscocais