Banner principal

O Ministério da Saúde (MS) habilitou 24 novas equipes de Saúde Bucal (eSB) no Piauí, após a inclusão do programa ‘Brasil Sorridente’ na Lei Orgânica da Saúde. A medida prevê que a população terá direito a atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As novas eSB foram habilitadas em Antônio Almeida, Barras, Barro Duro, Campo Largo do Piauí, Canto do Buriti, Cocal, Dirceu Arcoverde, Lagoa do Sítio, Luís Correia, Miguel Alves, Oeiras, Picos, Pio IX, São Miguel do Fidalgo e Vera Mendes.

“Essa iniciativa vai garantir a melhoria do atendimento e cobertura dos serviços de saúde bucal para a população piauiense”, destaca Roberta Alvarenga Salvador, coordenadora estadual de saúde bucal da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

Com a portaria, o estado passa a contar com 1.324 equipes de eSB em todos os municípios. O Piauí também foi contemplado com a habilitação de 15 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e uma Unidades Odontológicas Móveis (UOM).

A ação foi anunciada após o Governo Federal incluir a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica de Saúde. Com isso, o atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna obrigatório.

Recentemente, a Sesapi realizou o 1º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Piauí onde se discutiu a possibilidade de novas habilitações do Brasil Sorridente no estado. O evento contou com a presença de Doralice Cruz, coordenadora geral de Saúde Bucal do MS.

Fonte/pi.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *