Banner principal

Ministério da Saúde divulgou o edital que prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa Mais Médicos para o Brasil. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 75 vagas em todo o Piauí. No Brasil, estão sendo ofertadas 6.252 vagas para atuação pelo período de quatro anos. 

Os municípios elegíveis para este chamamento público e que tenham interesse nas vagas ofertadas deverão aderir ou renovar o Termo de Adesão e Compromisso, segundo as regras do presente Edital, sob pena de não preenchimento da(s) vaga(s) disponível(eis). 

O Mais Médicos foi retomado oficialmente em março de 2023 e prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim do ano. A intenção do Governo Federal é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia. 

Para atender as regiões que mais precisam, o Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais. 

Neste edital, 47% das vagas foram destinadas às regiões de alta vulnerabilidade social – 1.118 vagas aos municípios de extrema pobreza e 1.857 para contemplar a categoria alta e muito alta de vulnerabilidade. Outras 666 vagas (10,6%) estão indicadas para os municípios do G100, ou seja, aquelas cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita.

Vagas pra região:

  

Esperantina 3

Campo Largo do Piaui 1

Batalha 1

Luzilandia 1

Nossa Senhora dos Remedios 1

Barras 1

Sao Joao do Arraial 1

Fonte – Meio Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *