Banner principal

Domingo (12) foi dia de celebrar os 50 anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de Esperantina, município localizado ao Norte do Piauí no Território dos Cocais.

Uma vasta programação foi organizada para comemorar o aniversário da entidade, que contou a presença da Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, do Secretário de Jovens, Diassis Aguiar, da Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, do Coordenador do Polo de Esperantina, Marciano Pereira, da Secretária da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcellos, dentre outros convidados.  

Diretoria, sócios, sócias e convidados se concentraram no auditório do Sindicato para festejar a data, respeitando o decreto do Governo do Estado que permite evento com no máximo 100 pessoas devido a pandemia da Covid-19.

Para Presidente do STTR, Inês Monção, foi só gratidão. “Hoje nós comemoramos os 50 anos por uma história de lutas e é por isso que estamos aqui, para agradecer todos/ aqueles/as que se doaram e lutaram pelas causas desta entidade”, disse. “Agrademos a Diretoria, a FETAG-PI, CONTAG, todos/as os/as sócios/as pela grande contribuição” concluiu Inês.

A Secretária de Mulheres da CONTAG, também comentou sobre o momento festivo. “É uma alegria estarmos nesta região, pois aqui é mais que uma celebração, isso representa 50 anos de lutas e conquistas e nós enquanto representantes da CONTAG, nos sentimos felizes por ter o STTR de Esperantina que luta pelos direitos dos trabalhadores/as rurais”. “Então é um momento de bastante comemoração, porém, de agradecer todos/as que contribuíram com esses 50 anos de lutas de uma entidade importante para o município de Esperantina, portanto nós da Confederação estamos sempre à disposição, parabéns”, afirmou Mazé Morais.

Ainda durante a cerimônia a Presidente da Federação reconheceu as lutas do STTR neste cinquentenário. “Acreditamos que são anos de lutas e é por isso que estamos aqui hoje festejando estas cinco décadas”, destacou. “Vamos continuar trabalhando pelas políticas públicas, por terra, reforma agrária, para que nossos agricultores/as tenham seus direitos garantidos”. “Então nós da FETAG-PI parabenizamos esta entidade que trabalha todas as políticas públicas para o homem e a mulher do campo e dizer que vocês podem contar sempre com o apoio da nossa Federação”, finalizou Elisângela.

Breve histórico do STTR de Esperantina     

 A história nos conta que tudo começou no dia 12 de setembro de 1971 no Teatro Municipal Diniz Chaves, sede provisória, sita a rua David Caldas, foi fundado o STTR de Esperantina, com aproximadamente 200 sócios/as, sendo escolhido para presidente João Evangelista de Freitas, que ficou frente a entidade desde dia de fundação até março de 1981, saindo para ser diretor efetivo na FETAG-PI.  

Uma das bandeiras de lutas após a fundação do sindicato, foi a criação das delegacias sindicais, sendo a primeira a ser criada no dia 24 de junho de 1973 na localidade Morro do Chapéu e outras. O objetivo das delegacias era fortalecer o sindicato na base.

Durante os últimos anos houve grandes conquistas de terras, onde foram assentadas as famílias de várias localidades, além da participação de vários eventos como Grito da Terra, Marcha das Margaridas (estado e nacional), caminhada pelo Dia do Trabalho (1º de maio) que muitas vezes teve intervenção das autoridades policiais, dentre outros eventos.

Hoje o STTR de Esperantina deu grandes avanços, principalmente com o advento da internet, porque além das parcerias com o Bando do Nordeste, Emater, compromisso de fazer PRONAF, PrevMóvel/INSS, é possível realizar agendamentos via online e inscrição na previdência social, além de outros trabalhos, pois estamos na era digital.

A solenidade encerrou com entregas de presentes para os sócios/as, parabéns e o corte do bolo pelos 50 anos de muitas lutas e conquistas.

Parabéns Sindicato de Esperantina pelo cinquentenário.

Diretoria da FETAG-PI

FONTE: Assessoria da Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *