Banner principal

A Fetag-PI através da Vice-presidência e Secretaria de Políticas Sociais, iniciou ontem (12) com programação até quarta-feira (13), no Centro de Formação da Federação em Teresina, o Seminário Estadual de Previdência Social Rural, onde foram abordados assuntos como a análise de conjuntura, implementação do projeto INSS-Digital e o fim da entrevista rural no Piauí, novo sistema CNIS-Rural dos Segurados Especiais, dentro outros.
A Diretoria Ampliada da Fetag-PI, estava representada pela Presidente, Elisângela Moura e a Vice-presidente, Lucilene Ferreira e outros diretores. Também estava presente, José Wilson, Coordenador Nordeste da Contag, o Presidente da OAB-PI Seccional Piauí, Chico Lucas, Presidente da Comissão Nacional Previdenciária da OAB, Chico Couto, representante das centrais sindicais, como a CTB e CUT e mais de 500 participantes de 186 municípios do Piauí.

Segunda a Elisângela Moura, a Federação não aceita reforma da previdência, projeto do Governo Federal que tramita no Congresso Nacional. “Precisamos estar unidos para que essa dita reforma não seja aprovada pelo congresso, porque tira todos direitos dos trabalhadores(as) rurais” comentou. “A Fetag-PI não aceita esse golpe, por isso temos parceiros como a CTB, CUT e OAB-PI, onde realizamos mobilizações nos polos sindicais e mais 120 audiências públicas contra esse retrocesso”, finalizou a presidente.
O presidente da OAB-PI, afirmou que a classe dos advogados piauienses apoia a ação. “Temos um governo ilegítimo e a Ordem apoia eventos como este, porque não aceitamos injustiça como esta. A aposentadoria é importante para a sociedade. Nós conclamamos e devemos nos unir porque não aceitamos a reforma da previdência”, disse Chico Lucas.
A Vice-presidente e Secretária de Políticas Sociais, acredita que o memento é difícil, mas o movimento sindical vai estar unido e lutando contra a retirada de direitos. “Tivemos muitas perdas, mas apesar de tudo isso, queremos continuar lutando pela nossa classe. Não vamos aceitar anos de luta e de conquista e, hoje querem retirar nossos direitos. Jamais aceitaremos. Vamos lutar pelos nossos direitos, por isso contamos com o apoio dos nossos agricultores(as)”, afirmou Lucilene.
A Secretária Nacional de Políticas Sociais da Contag, Edjane Rodrigues, frisou sobre a Previdência Social, Projeto INNS-Digital – acordo de cooperação técnica, fim da entrevista rural e Novo Sistema CNIS-RURAL dos Segurados Especiais.

O seminário apresentou, propostas para garantir a sustentabilidade da previdência social, bem como o aprimorando os mecanismos de combate à sonegação das contribuições para a seguraridade social.
A vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina Carminia Rodrigues juntamente com Assis Aguiar do Polo Sindical participaram do evento.

FETAG/PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *