Banner principal

A Fetag-Pi, através da Presidente Elisângela Moura, Vice-Presidente Lucilene Ferreira, Secretário de Finanças Evandro Luz, Secretária de Jovens Maria Jordele, Secretário de Assalariados Simão Reinaldo e Secretário Geral Antônio José, participaram nos dias 30 de junho e 01 de julho, no Cesir da Federação, juntamente com 28 delegados vindos de 15 Sindicatos de Trabalhadores/as Rurais do Piauí, da 14ª Plenária Estatutária – 1º Congresso Extraordinário e Exclusivo da CUT-PI, sob o lema “100 anos depois… A luta continua! Nenhum direito a menos!”.
A abertura do Encontro aconteceu na tarde de sexta-feira (30), rememorando um pouco da história da Central desde seu nascimento: “A Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras – CUT é um instrumento de luta da classe trabalhadora, responsável por provocar transformações sociais em beneficio da nação, em diversos momentos da história do Brasil a CUT foi decisiva para garantir um cenário de conquistas para a sociedade brasileira, e de modo especial à classe trabalhadora.
A CUT-PI em sua 14ª plenária deu as boas vindas aos delegados e as delegadas das diversas representações sindicais e convidou o plenário a participar dos debates durante os dois dias de evento, para que frente à conjuntura de golpe no país, os trabalhadores e trabalhadoras pudessem traçar estratégias de lutas e unirem forças para barrar o processo de desmonte do estado brasileiro.
Na abertura do 1º dia de Plenária, os delegados/as, e os demais presentes no plenário, foram convidados (as) a acompanharem a execução do Hino do Piauí e do Brasil, e em seguida, foram realizadas a Análise de Conjuntura Nacional (Carmem Foro – Vice-Presidente da CUT Nacional) e Estadual (Presidente da CUT-PI – Paulo Bezerra).
A Plenária contou ainda com a presença e contribuição dos (as) representantes da CUT Nacional, Maria Farias – Secretaria Adjunta, Jacy Afonso – FETEC (Federação dos Bancários do Centro Norte, também Diretor do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Mazé Moraes – Secretária de Mulheres da CONTAG e da Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura.
Na manhã do 2º dia do Congresso, as atividades tiveram início com a Leitura e aprovação do regimento interno, e Trabalho em grupo sobre os eixos temáticos e construção do plano de luta Estadual e Nacional sobre: Estratégia e Plano de Lutas.
A manhã de sábado (01) foi dedicada aos trabalhos em grupo, e a tarde ficou reservada à mesa de apresentação da síntese dos trabalhos em grupo, aprovação das emendas, resoluções e moções, e ainda eleição dos delegados e delegados que participarão da 15ª Plenária Nacional da CUT.
O Congresso encerrou com a votação e aprovação das emendas do regimento interno, e apresentação dos(as) delegados (as) que participarão da Plenária Nacional da CUT.
Os sindicatos de Trabalhadores/as Rurais que estiveram presentes no Congresso foram: Batalha, Esperantina, Luzilândia, Nossa Senhora dos Remédios, Campo Maior, Teresina, União, São Francisco do Piauí, Nazaré do Piauí, Dom Expedito Lopes, São José do Piauí, Alegrete, Campo Grande do Piauí, Pio IX e Corrente. Além dos representantes do STTR de Joca Marques, Sra. Edilene, do STTR de Nazária, Marinalva, do STTR de José de Freitas, Livramento e o Presidente do Sindicato dos Assalariados Rurais da Regional de Teresina, Antônio Francisco.
FETAG/PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *