Banner principal

sisternasO Comitê Betinho, de São Paulo, que surgiu inspirado na campanha “Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, está promovendo cidadania no semiárido do Piauí com investimentos de recursos na construção de cisternas para o armazenamento de água das chuvas para o consumo das famílias e de alunos de duas escolas durante a seca.
As obras já foram iniciadas nos municípios de Pedro II, Piripiri e São João do Arraial. Neste último, estão sendo construídas 10 cisternas de 16 mil litros para o consumo humano em comunidades rurais que enfrentam a dificuldades com a falta de água, envolvendo parceria entre o Comitê, Obra Kolping do Piauí e o apoio da comunidade Kolping do São João Arraial. Raimundo João Silva, coodenador da Obra Kolping do Piauí, disse que a previsão é de que as obras sejam concluídas até no final da semana que vem.
“Também já estão em processo de construção duas cisternas escolares com recursos do Comitê Betinho. A construção ocorre na Unidade Escolar Cipó de Cima, em Pedro II, e na Unidade Escolar Marinheiro, em Piripiri. Em Pedro II, há o apoio da Prefeitura e das comunidades Kolping Pedro II e Cipó. Em Piripiri, são parceiros do empreendimento a Prefeitura Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais e a Comunidade Kolping Piripiri”, falou Raimundo João.
Em São joão do Arraial, são beneficiadas com cisternas de 16 mil litros as comunidades Guerreira Trindade (duas cisternas), Vila Esperança (quatro cisternas), Cajueiro (duas cisternas), Faveira (uma cisterna) e Coité (uma cisterna). “As famílias estão muito feliz por terem cisternas para armazenar água das chuvas, que será utilizada para o consumo nos períodos de seca. Antes as mulheres iam buscar água na cabeça a dois quilômetros de distância. Com as cisternas, elas passarão a ter água em casa. Com isso, terão mais tempo para cuidar da família e não terão mais o sofrimento de carregar água na cabeça”, explicou o coordenador da Obra Kolping do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *