A prefeita Vilma Amorim, juntamente com o Secretário de Estado da Justiça, o advogado, Daniel Oliveira Valente, e outras autoridades municipais, estiveram participando na tarde de hoje (03/02) da aula inaugural do curso de Horticultor Orgânico, direcionado a 20 (vinte) detentos da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo do município.
O referido curso profissionalizante destinados aos reeducandos, será realizado pelo PRONATEC e a aula inaugural contou com a presença ainda do Padre Evandro Alves da Silva, do Promotor de Justiça, Dr. José Sérvio de Deus, bem como também, do ex-Prefeito, Francisco Antônio de Sousa Filho, o popular Chico Antônio, o diretor do presidio, Agnaldo Lima Matos, além da Defensora Publica, Dra. Gisele Mendes Lopes e do Pastor da Igreja Assembleia de Deus Madureira, Regisson Moraes.
Quem também marcou presença na concorrida solenidade, foi o Delegado Igor da Rocha Gadelha, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Aristide de Carvalho, o popular, Tote Aristide e demais autoridades presentes.
Antes dos discursos das autoridades, o pároco de Esperantina, Evandro Alves, juntamente com o Pastor, Regison Moraes, realizaram um momento de orações e pregações para os presentes.
Daniel Oliveira iniciou o seu pronunciamento, agradecendo a presença de todos e na ocasião falou dos diversos cursos que a SEJUS vem realizando em todo o estado.
Segundo o Secretário, em breve a Secretaria de Justiça, vai melhorar as condições da Penitenciaria, inclusive das salas de aulas do referido presidio.
De acordo com o Secretário, os detentos devem ser bem tratados e terem uma boa educação e espiritualidade.
“Nós ficamos felizes com a aprovação de alguns detentos no último ENEM e isso nos deixa bastante contente”, disse Daniel Oliveira.
O Secretário lembrou das superlotações e disse que o Governador Welligthon Dias já autorizou a construção de uma unidade prisional móvel no municipio de Campo Maior para receber detentos de outras Penitenciarias que estão superlotadas a exemplo de Esperantina.
Daniel Oliveira finalizou o seu pronunciamento prometendo voltar ao presidio de Esperantina, para desta vez fazer a entrega dos certificados dos reeducandos.
A Prefeita Vilma Amorim, ao discursar falou da parceria que a Prefeitura vem realizando com a SEJUS no município, principalmente no tocante a retirada de documentos.
“Embora muitos dos presos aqui são de outras cidades, mas a Prefeitura tem obrigação de ajudar os detentos”, falou a petista.
Vilma finalizou a sua fala se colocando a disposição de todos.
Defensora Pública, Gisele Mendes, falou da importância do curso para os reeducandos e aproveitou para pedir uma melhor atenção para todos os detentos.
Gisele Mendes, finalizou o seu discurso parabenizando o Secretario Daniel pelo excelente trabalho que vem realizando a frente da SEJUS.
O ex-Prefeito, Chico Antonio, começou o seu pronunciamento parabenizando o diretor da Penitenciaria, Agnaldo Matos pelo trabalho desenvolvido no referido presidio.
Segundo o ex-Prefeito que atualmente atua como Diretor de Humanização da SEJUS, falou que atualmente existe 3.708 pessoas privadas de liberdade em todo o estado.
Já o Promotor de Justiça, Dr. José Servio, disse que torce para que os programas educacionais do Governo possam realmente contribuir com a vida dos detentos.
“Espero que o Secretario Daniel Oliveira, não seja somente um homem de gabinete e sim que possa mudar a situação dos presídios”, disse o Promotor.
O detento, Francisco das Chagas Gomes, representando os demais presidiários, agradeceu na ocasião as autoridades competentes pelos novos cursos oferecidos pela SEJUS.
No final foi servido um lanche aos presentes que foi feito por alguns detentos.
Com informações – Jornalesp