Banner principal

novembroAconteceu na noite desta segunda – feira (23) a abertura oficial da campanha do novembro azul na cidade de Esperantina no ginásio poliesportivo Dídimo de Castro.
A abertura contou com a presença da prefeita Vilma Amorim, do vice-prefeito Jânio Filho, vereadores Zé Cláudio, Janio Aguiar, Tote Aristides e secretários municipais.

O vice-prefeito Janio Filho falou que em pleno 2015 não se admite que uma doença ainda mate muitos homens porque os mesmos tem preconceito de realizarem o exame tão simples mas eficaz na prevenção.

A prefeita Vilma Amorim disse que assim como no outubro rosa a prefeitura está desempenhando várias atividades durante toda a semana para chamar atenção dos homens na prevenção do câncer de próstata e de outras doenças mais comuns nos homens.
“Estamos iniciando hoje com várias partidas de futsal entre servidores da prefeitura e convidados para chamar atenção e convidá-los a para participar das outras atividades até dia 27 com a realização de palestras por profissionais da saúde e também com a realização exames preventivos”.
O médico da família Dr. Sampaio explicou durante a abertura as causas do câncer da próstata e chamou atenção que um simples exame pode salvar muitas vidas “o toque retal”
, não tenham preconceito o exame não doí é rápido e é meio mais eficaz no combate a esta doença que mata mais por causa do preconceito dos homens”. Disse.
O que é Câncer de próstata?
É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Fatores de risco
Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
Sintomas de Câncer de próstata
Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.
Prevenção
Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.
Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *