Um detento da Penitenciária de Esperantina, no Norte do Estado, foi aprovado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para o curso de Medicina, confirmou o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira nesta quinta-feira (03). O preso era estudante do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), oferecido pela Secretaria Estadual de Justiça dentro da penitenciária.
O secretário disse que quando um preso passa no Enem para cursos superiores tem que se matricular na instituição de ensino superior, trancar a matrícula até que possa progredir para o regime semiaberto quando ele pode sair da penitenciária durante o dia e voltar para continuar pagando a pena durante a noite.
“O gerente da penitenciária de Esperantina vai me passar mais dados prisionais sobre o detento para que possamos tomar uma decisão. O preso tem direito dependendo do período de tempo de prisão para ter progressão da pena para cumprir a pena no semiaberto, por que em regime fechado ele não tem como ir para a universidade e assistir aula. Normalmente os detentos que são aprovados no Enem pedem a suspensão da matrícula para quando conseguirem a semi liberdade frequentarem os cursos para o qual foram aprovados”, declarou Daniel Oliveira.
Meionorte.com