Milhares de famílias perderam tudo com as cheias na Região Norte do país. Enquanto isso, milhares de colchões, lençóis e toalhas se acumulam em um depósito de Teresina. São doações enviadas em 2008 para as vítimas das enchentes no Piauí.
O material está no depósito da Companhia Nacional de Abastecimento, em Teresina, há quase seis anos. São sete mil colchões, dez mil lençóis, oito mil cobertores, nove mil toalhas e três mil filtros.
Os produtos, avaliados em cerca de R$ 3 milhões, foram enviados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para as vítimas das enchentes de 2008 e 2009 – as maiores dos últimos 25 anos no Piauí. Na época, 61 municípios decretaram situação de emergência. Desde então, não houve outra grande enchente no estado.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil, responsável pelo material, declarou que tudo ficou guardado porque trata-se de um excedente – que, pelas regras só, deve ser usado em outra emergência.
É válido lembrar que na época a cidade de Esperantina sofreu com uma das maiores enchentes de sua história, onde centenas de famílias perderam suas casas e tiveram que se abrir em locais provisórios.
Ao tempo que vemos uma situação como esta, em que quase nada de ajuda foi ofertada para os esperantinenses, nas cidades do sul do paiz milhões e milhões de reais foram enviados as vítimas das últimas catástrofes.
Com informações: Acessepiaui