Dona Francisca dos Santos ( Chica Lera ), de 75 anos, participou de visita à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na manhã da última quinta-feira (12), juntamente com outras 16 mulheres do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) da regional do Piauí, localizado em Esperantina.
O encontro aconteceu no auditório da SDR e teve como objetivo discutir sobre a luta por direitos e a defesa de implementação de políticas públicas pela preservação da cultura e valorização de identidade da mulher quebradeira de coco.
O secretário da SDR, Francisco Limma, reforçou o apoio da secretaria ao movimento, por meio da intensificação de projetos já existentes, a exemplo de projetos de irrigação. “O MIQBC é um movimento extremamente organizado e devido a essa organização e relevância social é que o governo do estado o tem apoiado. Enquanto deputado, eu consegui aprovação do projeto de lei Babaçu Livre, pelo qual as quebradeiras terão livre acesso ao coco babaçu”, declara.
O MIQBC existe há 24 anos e tem sede em São Luís (MA) e regionais no Piauí, Pará e Tocantins. Este movimento surgiu da necessidade de reconhecimento das mulheres quebradeiras de coco, assim como das mulheres camponesas, em geral. As integrantes do grupo produzem, principalmente, o azeite de coco e o mesocarpo, que é uma massa de babaçu utilizada para fazer pães, bolos, mingau, macarrão, dentre outros alimentos. Estes produtos são comercializados nas feiras de agricultura familiar e no próprio MIQBC.