O vereador Regys Sampaio (PMDB) apresentou uma proposta de lei que institui a criação de um programa de conservação e uso racional de água nas edificações públicas do município de Esperantina.
O objetivo do programa é instituir medidas que induzam à conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação e reaproveitamento de água nas edificações públicas do município, além de promover a conscientização dos usuários sobre a importância da conservação da água.
De acordo com o parlamentar, tendo em vista a crise hídrica enfrentada atualmente em todo o País, a proposta visa adequar os prédios públicos a essa nova realidade.
“Devemos ter a consciência de que há um limite de água potável no planeta e que esse recurso é fundamental para a manutenção e desenvolvimento da vida, sendo assim, temos que lutar pela preservação da quantidade e qualidade da água, mudando nossos hábitos e propondo propostas com o intuito de reaproveitar e usar de forma racional a água”, justificou Regys.
Regys falou ainda que a criação do programa, trata-se de uma ferramenta de gestão inovadora que nasce da consciência da necessidade de modernizar-se de maneira sustentável. “A captação da água da chuva é um bom exemplo a ser seguido pela sociedade. Esse será um grande incentivo na direção da responsabilidade ambiental”, disse.
O projeto prevê a instalação de sistema de coleta de água da chuva e paralelamente seu armazenamento para posterior utilização, bem como a adoção de outras medidas.
A captação da água da chuva nos prédios públicos visa criar nas pessoas da comunidade uma consciência ecológica e despertá-las para a necessidade de evitar o desperdício de recursos naturais, tendo em vista que a água é um recurso finito que, portanto, deve ser utilizado de forma racional.
O parlamentar frisou ainda que a água da chuva é relativamente limpa e pode ser utilizada para atividades que dispensem o uso de água tratada como: rega de plantas, lavagem de pátios e calçadas, descarga de vaso sanitário, irrigação de hortas e culturas em geral.
Portalriolonga