

A Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) está em contagem regressiva para uma das provas mais disputadas do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country Maratona (XCM). O Desafio das Cachoeiras vale pela 2ª etapa do Estadual da modalidade e acontecerá no domingo, 13 de abril, no município de Batalha, a 160 km da capital Teresina. Serão distribuídos mais de R$ 10 mil em premiação para os atletas campeões.
A competição chega à 3ª edição, já que a primeira vez foi realizada na mesma região, em 2022 e em 2023. A largada e chegada se dará no Parque Estadual Cachoeira do Urubu, uma região rica em quedas de água e muito visitada por turistas de várias regiões do país. A prova está sendo muito prestigiada, já tendo cerca de 200 atletas inscritos nas mais diversas categorias oficiais, além das abertas.
A direção de prova adianta que a etapa terá 70 km, com uma altimetria de 480 metros acumulados, marcada por uma trilha de velocidade, por contar com trechos de muito ritmo, na qual chegarão na frente os atletas mais preparados e que gostam de disputas pelo pódio.
Além de democratizar o ciclismo, levando a competição para uma das regiões mais ricas em belezas naturais ao norte do Estado, oportunizando os atletas da região de participarem e competirem com os mais experientes, a prova em Batalha é um brilho para os olhos, pois as várias cachoeiras da região colocam o Piauí na rota das belezas esculpidas por rochas, águas naturais e vegetação, ideal também para a prática do ecoturismo e ciclismo de aventura. Destaque para a Cachoeira do Urubu, a Cachoeira do Xixá, Cachoeira do Mosquito, Cachoeira do Anzol, entre outras.
As inscrições estão abertas no site da FCP ww.fcp-pi.esp.br. O Desafio das Cachoeiras 2025 tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Setur e Prefeitura Municipal de Batalha. Apoio: Vereador Venâncio, Vereador Paulo Pires, Mega Construtora e Distrimix Distribuidora . Realização: Extrutura Eventos. Produção: X Brasil. Supervisão: Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Piauí (FCP).
Fonte/ Longah.com