A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (07) a 3ª fase da operação Rastreados e cumpriu 10 mandados de busca e apreensão na cidade de Barras, norte do Piauí. De acordo com a polícia, um dos focos principais da operação foi o cumprimento de mandados de busca e apreensão em estabelecimentos suspeitos de envolvimento na comercialização ilegal de veículos e peças com restrição de roubo ou furto.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente da SOI, a operação, além de combater os crimes de roubo e furto de veículos, atuou na conscientização da população da região.
“Dando continuidade a política pública de roubo e furto de veículos deflagramos a terceira fase. Ela tem vários vies. Cumprimos 10 mandados de busca e apreensão em lojas físicas, fizemos também equipes volantes com inspeção veicular e também estamos fazendo parte da conscientização da população com cards educativos mostrando para população que elas não devem adquirir peças ou veículos com procedência duvidosa”, afirma o delegado.
A SSP-PI afirma que as ações visam desarticular redes criminosas envolvidas na receptação qualificada de veículos roubados ou furtados, reforçando o compromisso das forças de segurança com a ordem pública e a segurança dos cidadãos.
Além das medidas de fiscalização e controle, a “Operação Rastreados” também englobou componente educativo, com a distribuição de folhetos informativos para aumentar a conscientização da população sobre a importância da colaboração com as autoridades. Durante a operação foi realizado o projeto de restituição de veículos aos seus legítimos proprietários, que não apenas recupera bens subtraídos, mas também devolve-os, ajudando a mitigar os impactos dos crimes contra o patrimônio.
Cerca 200 policiais participaram da ação, entre eles PRF, PM, PC, FEISP, com a participação dos agentes da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e DETRAN. A “Operação Rastreados” é uma estratégia abrangente implementada pela Superintendência de Operações Integradas para combater o roubo e furto de veículos no Estado do Piauí.
Fonte/ Cidade Verde