A Equatorial Piauí informa que por volta das 3h05 desta segunda (14) registrou um bloqueio na Linha de Distribuição de 69kV entre Esperantina e Matias Olímpio, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia para 40 mil clientes na região norte. A normalização do serviço aconteceu de forma gradativa, em duas etapas, e às 12h04, com a energização das áreas urbana e rural de Luzilândia, 100% dos clientes impactados tiveram fornecimento restabelecido.
Imediatamente após o bloqueio, equipes de atendimento emergencial, inspeção e manutenção de linha viva, que atuam em redes de alta tensão energizadas, foram acionadas para a realização de manobras na rede elétrica e identificação de defeitos. Com a atuação rápida das equipes, em menos de 30 minutos após o início da ocorrência, o fornecimento foi normalizado para mais de 19 mil clientes, o que corresponde a mais de 47,2% do total impactado. Às 12h04, após inspeção dos técnicos foi identificado um defeito em uma cadeia de isoladores nas proximidades da Subestação Luzilândia, ocasionado por uma cobra, que se enroscou no equipamento e ocasionou o bloqueio do sistema elétrico para a região.
Após a substituição dos equipamentos danificados, o fornecimento foi restabelecido para toda a área urbana e rural de Luzilândia, última área a ter o serviço normalizado. A operação para normalização do fornecimento foi complexa, uma vez que os técnicos precisaram percorrer longo trecho com vegetação e sem cobertura de comunicação para identificar o defeito e realizar a remoção do animal. Durante toda a ocorrência, as equipes utilizaram tecnologia de comunicação via satélite para realização dos testes e manutenções.
A Equatorial reforça o compromisso com todos os clientes para garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança, e destaca que a área de Relacionamento da Distribuidora esteve em contato direto com a gestão dos municípios, para suporte e centrais de vacinas e hospitais durante todo o período de interrupção.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí