Nesta quarta-feira (03), servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) realizaram o lacre das 62 urnas eletrônicas a serem utilizadas na eleição do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). O pleito eleitoral está marcado para o próximo sábado (06), das 10h às 18h30, na Sede do Conselho Seccional, em Teresina, e nas Subseções da OAB Piauí no interior.
Antecedendo o ato de lacre das urnas, foram realizados alguns procedimentos de carga de software e autoteste das informações nas urnas eletrônicas, com a presença de alguns candidatos à vaga de Desembargador(a). Foram disponibilizadas um total de 62 urnas, sendo 22 para Teresina, 21 para as Subseções no interior e 19 de reserva.
“A Comissão Eleitoral acompanhou todos os procedimentos para que as urnas cheguem intactas ao locais de votação e todo o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e democrática”, ressaltou o presidente da Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo de elaboração da Lista Sêxtupla do TJ-PI, Antônio Wilson.
De acordo com Anderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, o procedimento realizado é feito da mesma forma durante as Eleições Gerais. “Geramos um flash de carga, que funciona como um cartão de memória. Ele guarda os dados dos(as) candidatos(as) que vão concorrer ao pleito e ainda as informações dos eleitores(as) das sessões eleitorais onde ocorrerá a votação. Usando esse cartão, os dados são preparados e transferidos para a urna eletrônica e emitimos um relatório de carga, que é conferido os pelos presentes para, sem seguida, serem realizados os testes da urna”, elencou Anderson Lima.
Ao final de todo o processo, as urnas foram lacradas com as assinaturas da Comissão Eleitoral e serão encaminhadas para os locais de votação em Teresina e nas Subseções em Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença.
Dia do pleito
A eleição do Quinto Constitucional do TJ-PI será realizada no dia 06 de novembro, das 10h às 18h30. Todos(as) os(as) Advogados(as) poderão participar da consulta direta, desde que estejam regularmente inscritos no Conselho Seccional até o dia 30 de setembro, estando com suas obrigações estatutárias e financeiras regulares perante à OAB Piauí.
Fonte / OAB PI