Iniciando a semana onde se comemora o Dia Internacional da Mulher, Esperantina recebe a Unidade Móvel de Mamografia.
De acordo com Anne Castro, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Móvel de Mamografia, é muito importante no diagnóstico precoce de câncer de mama.
Segundo a coordenadora, essa unidade atenderá as mulheres com idade de 50 a 69 anos, durante duas semanas nos turnos manhã e tarde, dando prioridade para mulheres com condições socioeconômicas desfavoráveis e que tenham dificuldade em acesso a esse exame.
“Para a realização desse exame as mulheres dessa faixa etária passam por uma triagem na ESF(Estratégia de Saúde da Família) de seu Bairro e são encaminhadas com data marcada para a realização do exame na unidade móvel, para onde serão orientadas a levarem a requisição da mamografia, cartão do SUS atualizado e RG. Cada unidade de saúde tem a sua data”, declarou a coordenadora.
Anne Castro, explicou que a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama é recomendada na faixa etária de 59 a 69 anos, a cada dois anos.
Outra informação repassada pela coordenadora foi no tocante os cuidados com a pandemia.
“Lembrando que em tempo de pandemia, existem as restrições a serem cumpridas: não sendo recomendado levar acompanhante, uso obrigatório de máscara e distanciamento a ser obedecido”, disse Anne Castro.
A coordenadora informou ainda que o horário de atendimento pela Manhã, será a partir das 7h30min e a tarde a partir das 13h30min.
Fonte – Jornalesp