Nessa quinta-feira (28), a prefeita Vilma Amorim participou de videoconferência com prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais (CITCOCAIS), para discutir e alinhar novas ações de enfrentamento ao coronavírus na região. A reunião contou com as participações dos deputados estaduais Francisco Limma (PT) e Janaínna Marques (PTB), além do governador do Estado, Wellington Dias.
Na oportunidade, uma das pautas discutidas foi a adesão dos municípios integrantes do CITCOCAIS ao Programa Busca Ativa. A estratégia, que deverá ser adotada pelos municípios, já vem sendo desenvolvida em Esperantina e consiste no rastreamento e identificação de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, através do Programa Saúde da Família (PSF). As equipes do Programa fazem a testagem em pessoas sintomáticas para Covid-19, identificando e cadastrando no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19, com o acompanhamento dos positivados.
Outro ponto de destaque engloba a melhor estruturação do Hospital Estadual Júlio Hartman, que, hoje, disponibiliza 14 leitos para área de Covid-19. Desse total, 5 serão equipados com respiradores e 6 serão destinados à área de estabilização. Os equipamentos deverão ser destacados para Esperantina, na próxima distribuição anunciada pelo governador Wellington Dias.
O diretor do Hospital, Luís Carlos, afirma que irá estudar a possibilidade de ampliar as áreas da unidade hospitalar destinadas à Covid-19. Além disso, a estrutura da maternidade também será avaliada para a instalação de salas de estabilização, caso necessário, com o intuito de atender aos pacientes do território dos Cocais.
A prefeita Vilma Amorim enfatiza que “é um conjunto de ações planejadas para reduzir a velocidade de contágio nos municípios, mas, principalmente, zelando pela vida da nossa população, oferecendo uma estrutura e suporte adequados aos pacientes que precisam de socorro imediato. Ter dados reais e executarmos ações eficazes é o primeiro passo para que possamos retornar à normalidade, tanto social como econômica, de forma segura para todos”.
O Consórcio foi instituído em 2008 e agrega os municípios que pertencem ao aglomerado 03 do Território dos Cocais para tratar de assuntos comuns, além de buscarem recursos e definir estratégias de atuação. Os municípios que fazem parte são Porto, Barras, Batalha, Esperantina, Joca Marques, Joaquim Pires, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Madeiro, São José do Divino, Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Campo Largo.
ASCOM