A Prefeitura de Esperantina, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Intersetorial em Defesa da Criança e do Adolescente de Esperantina, realizou, na última sexta-feira (31), no CEEP Leonardo das Dores, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef. Representantes do poder judiciário, polícias Civil e Militar, Ministério Público, igrejas, sindicatos e sociedade civil participaram do encontro. Esperantina fez a adesão ao Selo Unicef e, durante o Fórum, foram apresentados indicadores, bem como traçadas novas metas a serem atingidas pelo município.
“Ser avaliado pelo Unicef é um desafio grande para nossa cidade. Fizemos a adesão ao selo e estamos nos preparando para melhorar nossos índices. Durante o Fórum também tivemos a oportunidade de construir novas políticas públicas. Estamos dispostos a construir uma realidade diferente e precisamos fazer isso de forma coletiva”, afirma a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim.
A secretária de Assistência Social de Esperantina, Regina Silva, também falou sobre a importância da adesão do município ao Selo Unicef. “É uma grande satisfação. O selo não é só da gestão, mas sim do município. No fórum apresentamos indicadores positivos das ações que já realizamos, mas também discutimos metas voltadas para crianças e adolescentes. O encontro ganhou uma dimensão enorme, com representantes de toda a sociedade civil”, diz a secretária.
A secretária de Saúde, Elizangela Amorim, ressalta a parceria que deve existir entre as secretarias municipais na busca por melhores resultados. “É um trabalho integrado. Alguns dados já superamos, em dois anos de gestão. O Fórum serviu também para apresentarmos esses novos números. Por outro lado, outras ações precisam ser intensificadas”, afirma Elizangela.
O I Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2017-2020 serviu para debater a situação das crianças e adolescentes que vivem em Esperantina, os serviços de atenção a este grupo etário, bem como as metas a serem atingidas para receber o Selo Unicef.
CCOM