Foi lançado na manhã desta segunda-feira (10), a 3ª edição do Festival do Peixe de Esperantina. O evento que acontece entre os dia 20 a 23 de julho reúne piscicultores, empresários e turistas.
De acordo com a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, a atividade já mobiliza toda a cidade e a piscicultura tem crescido na cidade.
“Essa atividade se consolida cada vez mais e já faz parte do calendário estadual e nacional. A nossa cidade já está toda mobilizada entorno do festival, criamos a câmara setorial da piscicultura que vai incentivar ainda mais o aumento da produção”, destacou a prefeita.
Ainda segundo a prefeita, a produção de peixe do município é de cerca de 15 mil toneladas por ano, que são produzidos por 100 produtores.
O governador Wellington Dias, afirmou que o Estado tem uma meta de desenvolvimento para a região a longo prazo e o próximo passo é investir na qualificação dos produtores.
“Queremos um plano para 10 anos, onde iremos estimular essas regiões de desenvolvimento com um projeto até 2050. Precisamos ainda estruturar a área da educação, com um curso de piscicultura em parceira com o Sebrae e garantir a a preparação dos empreendedores”, disse.
Durante os dias de evento, uma vasta programação foi montada e contará com shows de bandas de forró.
Fonte – Teresinadiario