De acordo com dados de abril da Caixa Econômica Federal, o município de Esperantina tem 6.548 jovens que podem acessar o programa Identidade Jovem. Como os critérios de acesso ao programa são idade, ter entre 15 e 29 anos, e renda familiar, ter até dois salários mínimos, esse número é mutável porque há jovens entrando e saindo da faixa etária ou com famílias que podem vir a aumentar a renda.
A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) em parceria com Prefeitura Municipal de Esperantina realiza o trabalho de divulgação do programa nesta quarta (7) no município. O evento acontecerá a partir das 17h no auditório do CRAS e contará com a presença de autoridades da administração pública municipal, entidades juvenis e estudantes da rede pública de ensino.
“Consideramos essencial fazer uma divulgação mais efetiva nos municípios do estado porque a interiorização é o maior desafio de programas como o ID Jovem. O jovem que vive em Teresina tem mais acesso a esse tipo de informação”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.
Além de Esperantina, a Cojuv também fará essa divulgação nos municípios de Ilha Grande e Parnaíba até o final da semana. O programa Identidade Jovem garante meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e gratuidade ou meia-passagem em transporte coletivo interestadual.