A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado – SDR, em Parceria com a Prefeitura de Esperantina e o Sebrae realizaram nesta quarta – feira (09), o I Seminário de Integração dos Piscicultores do Território dos Cocais e também a criação da Câmara Setorial Técnica do Território dos Cocais.
Piscicultores e secretários municipais de agricultura da região estão presentes no seminário da piscicultura que acontece no auditório da Biblioteca pública municipal.
Estiveram presentes representantes das cidades de Esperantina, Barras, Campo largo, Porto, Nossa Senhora dos Remédios, Madeiro e São João do Arraial.
A prefeita Vilma Amorim e o vice prefeito Janio Filho, a secretaria de Desenvolvimento Rural Inês Monção, a secretária de governo Keila Sampaio e o presidente da câmara Manoel Filho participam do seminário.
O evento aconteceu durante todo o dia com palestras sobre a criação de peixe com tecnologia Bioflocos com o consultor Joaquim Patrócolo da Silveira, palestras sobre o projeto Crescer no Campo com o engenheiro agrônomo Paulo Alexandre, Projeto Piauí Peixe com o engenheiro de pesca Luciano Sousa, sobre licenciamento ambiental com técnicos da semar – PI, e sobre o cooperativismo com José de Arimatéia da SESCOOP.
Na parte da tarde houve visita técnica em tanque que produz peixe com a tecnologia Bioflocos e aquaponia e haverá a criação da câmara setorial técnica do território dos cocais.
A prefeita Vilma Amorim falou que a cidade de Esperantina é um exemplo que criar peixe faz parte do desenvolvimento da região gera emprego e renda e tem hoje uma as maiores festas da região que é a Festa do Peixe.
“Nós já realizamos a festa do peixe pelo segundo ano consecutivo, mas precisamos sair da festa e ganhar o caminho da produção de peixes para gerar emprego e renda para nossa cidade e para região, quero aqui conclamar todos os gestores da região para juntos apoiarmos este seguimento do peixe, pois toda esta região tem um grande potencial”. Falou a prefeita Vilma Amorim.
O vice-prefeito Janio Filho falou que nunca tinha visto uma administração investir tanto na piscicultura da cidade de Esperantina. “Quero parabenizar todos que estão participando e se capacitando para produzir ainda mais com mais qualidade, dizer a prefeita Vilma que estarei do seu lado sempre apoiando todos estes projetos que beneficiam a nossa a cidade e principalmente a piscicultura, que teve um inicio com o companheiro Paulo Brasil”. Disse.
CCOM