A prefeitura de Esperantina inicia em 1º de março projeto piloto para implantação do ponto eletrônico em todas as repartições para controlar a frequência dos servidores.
A primeira experiencia será para os servidores da secretaria de saúde, onde será implantado na sede, na maternidade e nas unidades básicas de saúde.
Em entrevista a Rádio Meio Norte a secretária de saúde Elisângela Amorim informou que o ponto eletrônico era para ter sido implantado em 2014, dentro de uma recomendação do Ministério Público Federal.
“A implantação do ponto eletrônico foi uma recomendação do Ministério Público Federal, desde de 2014 que era para ter sido implantado, mas somente agora foi possível, quem vai ganhar com isso é a população, pois terá a presença do servidor no local e é uma medida que será implantada em todos os municípios”. Falou.Neste mês de fevereiro será realizado o cadastro de todos os servidores e dia primeiro de março inicia definitivo.
A secretaria de saúde Elizangela Amorim ainda falou do novo horário de funcionamento das unidades básicas de saúde em todo município.
“Nós estamos nos adequando a uma Lei que já existe no município, inclusive a própria secretaria funciona assim, das 07:30 as 13:30, portanto é uma medida de contenção de gastos, pois os repasses feitos pelo governo federal são os mesmos de 10 anos atrás e não atendem as despesas da secretaria, mas a população não será prejudicada e terá a garantia dos profissionais de segunda a sexta”. Disse.
A secretária pediu a compreensão dos servidores e da população que neste primeiro momento encontra resistência por parte de alguns, mas os serviços essenciais não sofreram nenhuma interrupção.
Outras preocupações também foram levantadas durante a entrevista com a chegada do período chuvoso, com os casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedys Aegpty e também a febre amarela.
“Todos os procedimentos estão sendo providenciados com nossas equipes de agentes, mas a população também precisa compreender que não basta só o poder público fazer sua parte é um dever de cada cidadão cuidar do seu quintal e com relação a febre amarela, nós não estamos na área de risco, mas temos a vacina para atender o público determinado pelo Ministério da saúde”. Enfatizou.
A secretaria alertou a população que viaja para locais onde estão inseridos como área de risco que procure com antecedência de no minimo 10 dias para não correr o risco de pegar a febre amarela.
CCOM