Foi inaugurado na manhã de sábado (20) na cidade de Porto o banco Comunitário Marruás. A entidade financeira que vai funcionar para atender pequenos comerciantes, vendedores ambulantes, feirantes e outras categorias é organizado pela Obra Kolping do estado Piauí.
Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo. Baseia-se no apoio às iniciativas da economia popular e solidária em seus diversos âmbitos, como: de pequenos empreendimentos produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização e o vasto campo das pequenas economias populares.
Bastante prestigiado a inauguração do Banco Marruás, contou com as presenças do deputado estadual Francisco Limma, da prefeita de Esperantina Vilma Amorim, do prefeito de Campo Largo Rômulo Aécio, do prefeito de Nossa Senhora dos Remédios Manoel do Fernadinho, do presidente estadual da Obra Kolping Francisco Santana, ex-prefeito Manim Geroncio, vereadores e de comerciantes.
A prefeita Vilma Amorim falou da importância que tem um banco comunitário nos municípios e citou o exemplo de São João do arraial.
“A implantação de um banco pela comunidade kolping vai ajudar a crescer a economia do município e que as pessoas possam melhorar de vida, pois essa é a ideia do banco, Porto está de parabéns e a população deve abraçar, isso é bom para todos,parabéns a comunidade Kolping por mais um benefício trazido para cidade que visa melhorar a vida da população, me sinto muto honrada pelo convite e na qualidade de prefeita se da importância da criação de um banco comunitário, e que os poderes, as igrejas, as associações abracem este projeto e que a comunidade se sinta parte disso que venha com comunidade Kolping para garantir o sucesso deste banco”. Disse a prefeita.
O deputado Limma que foi um dos pioneiros quando prefeito de São João do Arraial a implantar um banco comunitário e que melhorou os indicativos da economia local participou da inauguração e disse que estava muito contente.
“O mundo precisa encontrar alternativas para o grande desafio que principalmente pequenos municípios enfrentam com a crise financeira e uma saída é a criação de bancos comunitários, pois eles chegam aos que tem menos oportunidades de chegarem as grande instituições financeiras, nós não podemos ficar só dependendo de grande investidores que tiram dinheiro a qualquer momento de um país e botam para outros que pagam mais e por isso é que geram crises como esta que estamos enfrentando, quero parabenizar a comunidade Kolping e pedir as autoridades aqui presentes que abracem esta ideia, porque assim como deu certo em São João, Pedro II vai dar certo aqui e também em Esperantina que em breve terá o seu banco comunitário”. Falou.
O presidente estadual da Obra Kolping advogado Francisco Santana falou que a cidade de Porto vai ganhar muito com a implantação do banco comunitário e que a próxima cidade a receber o banco comunitário sera Esperantina que conta com todo apoio da prefeita Vilma Amorim.
Os outros prefeito presentes também gostaram da ideia e vão buscar levar para suas cidades a implantação do banco comunitário.