O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude – CAODIJ, do Ministerio Público Estadual realizou no último domingo ( 23 ) e segunda ( 24 ), em Piripiri o Projeto “ O Saber para agir eficaz” e Capacitação para Conselheiros Tutelares da região dos cocais.
O evento teve a participação de dezenas de conselheiros tutelares e demais autoridades da área da assistência social. De Esperantina participaram cinco ( 05 ) conselheiros.
O Ministério Público, reconhecendo que o Sistema de Garantia de Direitos deve ser fortalecido; implementou o referido projeto, com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao exercício da função de conselheiro tutelar, de forma a otimizar e desburocratizar o atendimento à criança e ao adolescente por parte dos órgãos de proteção.
A secretária municipal de assistência social Elizângela Carvalho enfatizou o apoio dedicado pela gestão da prefeita Vilma Amorim para a área da assistência as famílias e o trabalho de garantia dos direitos de todos.
“Nos dois primeiros anos de gestão pudemos avançar nesta área bastante, reestruturando a sede do Conselho Tutelar e adquirindo melhores condições de trabalho a estes profissionais com a aquisição de um novo veículo e outros equipamentos, por exemplo”, ressaltou Elizângela.
Elizângela Carvalho destacou ainda que para o próximo mandato que se inicia em 2017, a prefeita Vilma Amorim pretende continuar dando total apoio ao trabalho desenvolvido pela equipe de conselheiros na cidade de Esperantina.