Um dos principais objetivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) é levar, cada vez mais, a saúde para mais perto da população. Uma das estratégias para isso são os mutirões de atendimento, a exemplo dos que serão realizados neste sábado (17) e domingo (18), nos municípios de Esperantina e Luzilândia.
No Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, o mutirão de catarata disponibilizará 240 consultas para triagem e 120 cirurgias nos dois dias. Segundo o diretor do hospital, Dayvid Teles, este é o terceiro mutirão realizado. O primeiro realizou 90 cirurgias e o segundo 105.
“Atendemos cerca de oito mil pessoas mensalmente, tanto em Esperantina como em Batalha, Morro do Chapéu, São João do Arraial e outros municípios próximos. A procura é grande e, em alguns casos, o paciente fará já a cirurgia do segundo olho”, disse o diretor.
O mutirão da catarata é uma estratégia desenvolvida pela secretaria com o objetivo de atender, de forma mais rápida, evitando o deslocamento das pessoas para Teresina. Após o procedimento, todos os pacientes recebem um kit com óculos e colírio para auxiliar no pós-operatório.