Foi realizado na manhã desta quarta-feira (14/02) na comunidade Bom Fim e Sitio Alegre, reunião com a participação da população local daquelas localidades e representantes da Lótus empresa responsável pela elaboração do plano municipal de saneamento básico.
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade.
Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação da população.
No momento o plano encontra-se na fase de elaboração e as reuniões vão servir para mostrar a metodologia do plano e o período em que ele será desenvolvido.
“A necessidade o governo já sabe, mas também tem que saber dos anseios do povo para juntar uma coisa à outra.
Uma das exigências do programa é a participação popular. “Para isso, a prefeitura de Esperantina realizou hoje reuniões nas localidades Sitio do Alegre e Bom Fim, para ouvir os problemas e anseios das comunidades”, destacou José Adriano Pereira Lima, responsável pelo setor de projetos da prefeitura de Esperantina.
“O lixo era um problema somente urbano, mas também virou rural. Outro problema é o uso desregrado da água. Esse programa também vai educar o povo a utilizar a água de forma correta, além de buscar mecanismos mais apropriados para a questão do lixo”, completa José Adriano.
CCOM