Foi realizada esta manhã do último dia (04) de maio na Federação da Agricultura e Pecuária no Estado do Piauí (FAEPI) a 1ª mesa de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho do setor extrativismo da Palha de Carnaúba, cuja data base é 1º de maio.
Estavam presentes representando a Fetag-PI, o Secretário de Assalariados, Manoel Simão e a Assessora Adriana Cavalcante, Vice-presidente, Lucilene Ferreira e a Assessora Jurídica, Daniela Bandeira. Compareceram ainda, o coordenador de polo de Esperantina, Francisco de Assis, coordenador do polo de Piripiri, Raimundo Araújo, Antonio Soares do STTR de Piripiri, José Viana do STTR de Floriano, Luciano dos Santos do Ministério do Trabalho e Emprego, Dr. Carlos Augusto e Lendon Átila da FAEPI.
O setor atinge mais de 90 municípios e o impacto nas relações de trabalho é muito grande, estima-se que gera em torno, mais de 70 mil empregos diretos e indiretos.
A Fetag-PI e os sindicatos rurais reivindicaram um reajusto no piso da categoria. Além de outros elementos sociais e econômicos, principalmente no que diz respeito às questões de saúde e segurança no trabalho.
Após as negociações ficou determinado um reajuste de 12% para todos os trabalhadores abrangidos pela presente norma coletiva de trabalho, ficando o piso da categoria, a partir do 1º de maio de 2016, passando a ser R$1.087,00.
Para os representantes dos STTR´s as negociações foram positivas, fechando acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que acuculou em 9,7%. O representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina – STTR e do Polo Sindical Assis Aguiar participou dos debates.