O Governo do Piauí entregou, nesta quarta-feira (25), em Luzilândia, 43 óculos prescritos para as crianças atendidas na região Norte do estado pela Carretinha da Saúde. O serviço é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Pacto Pelas Crianças do Piauí.
Foram beneficiadas 33 crianças de Luzilândia, 7 de Morro do Chapéu e 3 crianças de Joca Marques. Na terça-feira (24), foram entregues 24 óculos no município de Joaquim Pires e 8 óculos no município de Madeiro. Essa é a segunda entrega de óculos prescritos, referentes a atendimentos realizados no ano de 2024 pela Carretinha da Saúde.
Para a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, os óculos vão trazer mais qualidade de vida para essas crianças. “Já foram mais de 15 mil atendimentos só este ano, fortalecendo a atenção à saúde das crianças no nosso estado”, afirma.
Ana Carine é mãe da pequena Maria Helena e relata que, em casa, os familiares já identificavam a necessidade de cuidados com a visão da criança, já que ela sempre tentava ler ou assistir bem próxima de livros ou da televisão. Hoje, beneficiada com um dos óculos entregues pelo programa, ela agradece.
“A palavra é gratidão pelo serviço da Carretinha que o Governo do Estado deu acesso às famílias mais carentes a esse atendimento especializado, e hoje está entregando os óculos receitados. É uma ação que dá mais qualidade de vida para minha filha e para outras crianças”, diz Ana.
Gabriel Lima fala que a professora do seu irmão mais novo chamou a atenção da família para as dificuldades que Tayron Fernandes estava tendo para enxergar de perto e recomendou a busca por um oftalmologista. A Carretinha da Saúde permitiu que o garoto recebesse o atendimento onde os óculos foram prescritos.
“Receber esses óculos hoje é muito importante, pois agora ele terá mais qualidade para prestar atenção nas aulas e enxergar as coisas de perto. Pode parecer uma coisa simples, mas é um serviço que vai trazer grande transformação para a vida do meu irmão e dessas outras crianças”, comenta Gabriel.
A Carretinha da Saúde leva atendimento especializado em odontologia, fonoaudiologia e oftalmologia para crianças de até seis anos de idade. Além disso, o serviço promove o encaminhamento dos usuários para a rede de saúde conforme os diagnósticos, apoio às ações de vacinação para ampliar a cobertura vacinal das crianças e fornecimento de óculos para crianças atendidas quando identificada a necessidade.
Fonte/ pi.gov.br