Mais de 500 estudantes do Piauí foram premiados na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em uma cerimônia realizada na última segunda-feira, 19 de agosto, no Centro de Convenções de Teresina. O evento, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), reuniu alunos das redes estadual, municipal, federal e particular de ensino.
Dentre os premiados, 182 eram estudantes da rede pública estadual, com destaque para Maria Vitória de Sousa Sá Fortes, aluna da Escola Municipal Umbelino Rebêlo, de Esperantina, que conquistou uma medalha nas disputas em âmbito nacional e regional. A jovem expressou sua alegria ao receber a premiação em Teresina, destacando o orgulho de representar sua cidade.
“A OBMEP é muito mais do que uma competição. Ela não apenas populariza a matemática, uma disciplina que muitos consideram um ‘bicho-papão’, mas também abre portas para programas educacionais e oportunidades que podem transformar a vida dos participantes”, comentou Maria Vitória.
A coordenadora municipal de matemática dos anos finais, professora Geysha Peres Rodrigues Barbosa Araújo, destacou o crescimento significativo no número de participantes e premiados das escolas do município. “Desde 2023, implementamos uma resolução para abordagem de questões voltadas para a OBMEP, com o objetivo de engajar e preparar ainda mais nossos estudantes. Estamos colhendo os frutos dessa iniciativa e esperamos alcançar resultados ainda melhores no futuro”, afirmou a professora.
A premiação da OBMEP reafirma o compromisso do Piauí em incentivar a educação e valorizar o talento de seus estudantes, mostrando que o investimento em educação pode gerar conquistas significativas para o estado e seus jovens.