O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman promoveu neste mês de novembro, no CEEP Leonardo das Dores em Esperantina, o EUFICO – I Encontro Unificado de Fisioterapeutas dos COCAIS.
O evento abordou temas relacionados á radiografia e tomografia computadorizada de tórax e reabilitação intra e extra hospitalar no paciente cardiopata, além de algumas diretrizes que regulamentam a prática profissional.
De acordo com a Diretora Geral do HEJH, Vilma Rodrigues, as atividades de fisioterapia respiratória são essenciais para uma rápida reabilitação de pacientes acometidos por doenças agudas ou crônica-agudizadas, pré e pós-cirúrgicos. “É essencial para minimizar o tempo de internação hospitalar, a ocorrência de infecção respiratória, dentre outras complicações”, esclarece a diretora.
As atribuições do fisioterapeuta ficaram cada vez mais objetivas e este fato se consolidou com a criação das sociedades. A primeira, diz, foi a Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva fundada em 1986.
Simultaneamente apareceram as legislações e diretrizes do Ministério da Saúde valorizando a importância do fisioterapeuta 24 horas junto à equipe multiprofissional.