O Banco dos Cocais, que é um banco comunitário voltado ao crédito para micro e pequenos empreendedores de São João do Arraial, completa 15 anos na próxima sexta-feira (9). Para celebrar, haverá uma vasta programação de atividades na sede da instituição na próxima sexta-feira.
O projeto foi Idealizado e concretizado na gestão do ex-prefeito e atual deputado Francisco Limma (PT). O Banco dos Cocais foi inaugurado em 12 de dezembro de 2007 e é um empreendimento inovador e pioneiro no Estado do Piauí.
Com a utilização de uma moeda social própria e de circulação no município, o Cocal, o Banco dos Cocais conseguiu fortalecer o comércio e a economia local, valorizar os grupos e produtos regionais e melhorar a vida dos são joãoeneses.
De acordo com o coordenador do Banco, Mauro Rodrigues, durantes os 15 anos de existência da entidade inúmeras ações e projetos, devolvidos com intuito de melhor atender a população local
“Atualmente no Centro Cocais é desenvolvido dois grandes projetos que atende diversos públicos. São eles: PROAJA- Programa de Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos, e o Projeto de Valorização dos Produtos da Agricultura Familiar. Este último consiste na oferta de assistência técnica para os produtores, ajudando a melhorar suas produções. Atualmente mais de sessenta e sete famílias são atendidas pelo projeto de valorização dos produtos da agricultura familiar através do Centro Cocais”. Desctacou o coordenador.
O Banco dos Cocais faz parte do Centro COCAIS – Centro de Organização Comunitária e Apoio à Inclusão Social, uma associação civil sem fins lucrativos que tem por finalidade buscar, apoiar e executar ações comunitárias voltadas para a promoção da Inclusão Social de famílias carentes residentes e trabalhadoras na área de atuação do centro COCAIS. Entre disponibilização de crédito, correspondência bancária e outras movimentações financeiras, o Banco dos Cocais chega a movimentar um montante de R$ 7.491.586(sete milhões e quatrocentos e noventa e um mil e quinhentos e oitenta e seis reais) por ano.
Moeda social COCAL:
A moeda social COCAL é um modelo de moeda local que tem o intuito de circulação na cidade e é aceita em todos os estabelecimentos locais de São João do Arraial. Utilizada na compra de produtos e serviços cambiados pelo Banco dos COCAIS, o valor da moeda equivale de “um por um”, ou seja, um Cocal equivale a R$ 1,00. A moeda dispõe de cédulas nos valores de C$ 0,50, C$ 1, C$ 2, C$ 5 e C$ 10. As notas são produzidas pela Rede Brasileira de Bancos Comunitários e são estampadas com ícones da cultura e economia local além de possuir um selo que dificulta sua falsificação.
Confira a programação do evento:
Manhã
6:30h Café da manhã e sorteios no banco dos COCAIS.
7:00h Passeio ciclístico e confraternização.
Noite
18:00h Abertura das atividades com a feira da agricultura familiar e economia solidária
Inauguração do quiosque dos COCAIS.
18:40h Atrações culturais
19:00h Lançamento do documentário de 15 anos do Centro COCAIS e banco dos COCAIS.
19:45h Entrega dos prêmios para os sorteados.
20:00h Cerimonial da entrega do prêmio dos COCAIS
21:30 Festa dançante