A inauguração do novo fórum da comarca de Esperantina marca um novo momento do Poder Judiciário na região. Além da obra física, a solenidade, realizada na noite desta segunda-feira (4). marcou também a instalação de uma nova vara e do Juizado Especial Cível e Criminal que atenderá a população de Esperantina e de Morro do Chapéu (termo judiciário). A cerimônia, transmitida via Youtube e TV Assembleia, contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
O investimento foi de aproximadamente R$ 4,6 milhões, feito com recursos oriundos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi). O fórum está situado m prédio cedido pela Prefeitura Municipal, com área de 1.968,76 m². A fachada teve sua arquitetura preservada, sendo feitas reformas na estrutura interna e adequações às exigências atuais. Foram construídos, ainda, dois blocos: um para o Tribunal do Júri e salas correlatas, e outro para funcionamento de duas varas, compostas por secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, sala para assessores e recepção, e um Juizado Especial Cível e Criminal, além de salas para oficiais de justiça, protocolo geral, recepção, salas para Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.
A sede do Judiciário na comarca de Esperantina leva o nome do ex-deputado federal Themístocles Sampaio. Natural de Esperantina, o homenageado foi professor, comerciário e comerciante, contador, promotor, advogado e fiscal previdenciário, além de tabelião substituto, secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Teresina, subsecretário de Segurança do Estado do Piauí, diretor-geral do Detran-PI e deputado estadual por três legislaturas. Já o JECC leva o nome de Édison Rebêlo Carvalho, ex-prefeito de Esperantina, advogado, ex-juiz substituto e tabelião público e Cícero Medeiros Barros também foi homenageado com o nome do auditório.
“Essa é a última obra que entregamos em nossa gestão. Um fórum moderno, funcional e confortável, que proporcionará melhores condições de trabalho a juízes, servidores e demais operadores do Direito, além de um melhor atendimento ao jurisdicionado”, afirmou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
“É uma satisfação abrir 2021 inaugurando uma obra marcante para Esperantina e região. Temos acompanhado de perto as ações do Tribunal de Justiça, sempre buscando oferecer à população um serviço melhor, com uma estrutura adequada àqueles que trabalham na área jurídica e a quem busca a Justiça”, comentou o governador Wellington Dias.
O deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e filho do patrono do novo fórum, o ex-deputado federal Themístocles Sampaio, afirmou que a obra marca um novo tempo para a Justiça na cidade de Esperantina. Em nome de sua família, agradeceu a homenagem a seu pai, “um homem dedicado ao povo do Piauí e, em especial, à sua terra, Esperantina”.
A solenidade, que foi restrita convidados em virtude da pandemia de Covid-19, contou, ainda, com a presença de autoridades como o juiz Arilton Rosal, diretor do Fórum de Esperantina; o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, juiz Leonardo Brasileiro; a prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, Celso Barros Neto; e o presidente da OAB – Subseção de Barras, Carlos Augusto Medeiros Júnior.
Fonte – www.tjpi.jus.br