O dia do trabalho, ou do trabalhador, comemorado em Esperantina nesta terça – feira ( 01 ) foi marcado por manifestações organizadas pelo sindicato dos trabalhadores rurais e entidades parceiras.
A programação começou com a realização de uma feira com produtos da agricultura familiar, com a comercialização e exposição de feirantes e agricultores familiares ( no galpão de eventos da entidade ).
Na igreja matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, aconteceu a celebração de missa em ação de graças ao dia do trabalho. Logo em seguida, os participantes seguiram em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade. Houve ainda uma parada na sede da prefeitura municipal, onde autoridades fizeram o uso da palavra. A diretoria do sindicato fez ainda a entrega de documentação para a prefeita Vilma Amorim com reivindicações feitas pelas comunidades rurais durante a semana sindical.
Já na sede do sindicato, centenas de trabalhadores rurais e urbanos ouviram atentos ao depoimento de cada autoridade que fez o uso da palavra, focando a questão dos direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo da história e o repúdio as mudanças do governo federal que atinge diretamente a classe trabalhista.
Após o almoço servido para os presentes aconteceu a tradicional festa do trabalhador com música ao vivo.