A Prefeitura de Esperantina realizou nesta quinta-feira (25), no auditório da biblioteca Sonha Amorim sua Conferencia Municipal de Saneamento Básico, o evento contou com a colaboração de técnicos da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde e com a participação de representantes do Poder Legislativo, da sociedade civil organizada e de instituições religiosas.
Os delegados participantes da Conferência foram escolhidos em reuniões regionais, em comunidades e bairros, onde foi possível ouvir a população sobre os atuais problemas de saneamento básico, enfrentados pela população, bem como ouvir as possíveis soluções e escala de prioridades para resolver cada uma das dificuldades apresentadas.
De acordo com o técnico, representantes da FUNASA, Elísio Félix Ponciano, a Conferência obedeceu todo um processo de realização e é um espaço importante para esta discussão e que deve apresentar soluções dentro de uma perspectiva dos próximos 20 anos
“Este processo teve inicio há alguns anos para que a gente pudesse conhecer as demandas da cidade de Esperantina, na zona urbana e rural e hoje estamos aqui apresentando para sociedade referendar o plano e após esta etapa será encaminhado à Câmara Municipal para manter ou alterar algo e transformar em lei, após este trâmite a prefeitura vai elaborar seu plano de execução, para buscar os recursos necessários para universalizar o saneamento básico no município”. Falou Elísio.
A prefeita, Vilma Amorim, evidenciou a importância da Conferência como instrumento de planejamento para o desenvolvimento de uma cidade a longo prazo, principalmente quando o planejamento vem como fruto da discussão coletiva da sociedade.
“Estamos apresentando para sociedade e para Esperantina nosso Plano de Saneamento Básico, que trata da vida de nossa cidade para o tempo de 20 anos, um diagnóstico do Município na área de coleta de lixo, sistema de esgoto, abastecimento de água, as demandas e soluções apresentadas pela própria sociedade. Agora vamos atrás dos recursos, vamos trabalhar para melhorar o nosso sistema de abastecimento de água, sistema de coleta de lixo, aterro sanitário e esgotamento sanitário. É evidente que precisamos crescer, mas o desenvolvimento precisa ser planejado de forma responsável, melhorando a qualidade de vida de todo a população” afirmou.
O representante da Câmara Municipal, vereador Manoel Filho destacou a importância dos vereadores na aprovação das leis e afirmou o apoio do Poder Legislativo para o desenvolvimento do município.
A Conferência também contou com a participação da deputada estadual e secretária estadual da infraestrutura, Janaína Marques, além de representantes do Banco do Nordeste e de órgãos estaduais na cidade.