A prefeitura de Esperantina em parceria com a Polícia Militar do Estado do Piauí, lançou na manhã desta sexta – feira (24) o PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e Combate a Violência.
A solenidade de lançamento aconteceu na sede do CRAS, ao lado da prefeita Vima Amori, esteve o instrutor do programa Capitão Gesiel na oportunidade representou a coordenadora estadual Major Elizete, ainda estiveram presentes o comandante da 4ª CIA, do 12º Batalhão de Polícia Militar capitão Ângelo, o presidente da câmara Manoel Filho, os vereadores Leondinha, Marcílio, Domingos Luiz, Zé Germano, os secretários Epaminondas, Bete Aguiar, Elizangela Amorim, Regina Silva e Keila Sampaio.
Centenas de alunos da rede municipal da zona urbana e rural acompanhado de pais e professores participaram da solenidade e atentos ouviram as autoridades e a palestra do capitão Gesiel sobre os benefícios do proerd no município.
O instrutor realizará 10 aulas em cada escola com duração de 50 minutos, explicando e orientando os alunos a dizerem não as drogas.
A secretária de educação Bete Aguiar deu as boas vindas a todos os alunos e as autoridades e disse está muito contente por ter um programa como o proerd na cidade que vai ajudar a centenas de adolescentes a dizer as drogas.
Para o comandante da 4ª CIA de polícia o proerd é muito importante e parabenizou a prefeita Vilma Amorim pela iniciativa.
“O trabalho da policia é a prevenção e a partir do momento que a cidade está tranquila é porque a policia esta trabalhando, quero parabenizar a prefeita por está lançado este projeto e daqui alguns anos estaremos colhendo os frutos, pois vocês vão receber instruções, dizer não as drogas e ficar livres de entrarem no mundo do crime”. Falou.
O presidente da câmara municipal Manoel Filho que é professor disse que a iniciativa da prefeita Vilma Amorim com a vinda do proerd para cidade conta com o apoio da câmara municipal.
“Esta é uma iniciativa louvável, nós só temos é que parabenizar a prefeita Vilma Amorim por este trabalho que visa cuidar do futuro de nossas crianças a se tornarem verdadeiros cidadãos conscientes”. Enfatizou.
O Instrutor do projeto de resistência as drogas vai está todas as semanas em Esperantina ministrando aulas na zona urbana e rural e disse está muito feliz em poder colocar seus conhecimentos a serviço da cidadania e em defesa das crianças.
“É uma satisfação muito grande estarmos em Esperantina cumprindo uma determinação de nosso comando a convite da prefeita Vilma, estaremos na cidade de Esperantina todas as semanas dando nossa contribuição para prevenção das drogas nas escolas da rede pública municipal e o fortalecimento na segurança publica, quero agradecer a receptividade que tive na cidade, a gente fica muito feliz porque isto demonstra a possibilidade muito grande de os resultado serem melhores do que a gente está com a expectativa”. Disse.
A prefeita Vilma Amorim falou que a vinda do programa para Esperantina vai melhorar muito a conscientização das crianças e das famílias a dizerem não as drogas e ter uma consciência melhor na vida pessoal.
“Este policial que vai para a sala de aulas de vocês também é um professor e será mais um instrumento no saber de cada um, este programa vem para ajudar vocês a compreender muitas coisas que as vezes só escuta na tv ou um adulto, principalmente com relação as drogas, portanto este programa é educacional para exatamente combater as drogas nas escola mas principalmente nas suas vidas e de cada família, por isso peço a cada um para participar das atividades, nós precisamos fazer nossa parte e a família também, que vocês possam aproveitar bastante estes ensinamentos, que vai contribuir para formação pessoal de cada um, nós escolhemos os alunos do 5º ano porque estão na fase de mudança saindo da infância para adolescência e tem muitas coisas para compreender e evitar mal maiores, vamos também trabalhar com as famílias porque são partes importantes na educação para que no futuro possamos ter cidadãos livres das drogas e conscientes de seus direitos e deveres”. Finalizou.