A aposentada como trabalhadora rural, dona Antônia Maria Marques da Silva, 97 anos, moradora do povoado Várzea, município de Esperantina,190 km de Teresina, foi uma das mais de 800 pessoas atendidas pelo Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural no Piauí. Os mutirões foram realizados entre os dias 22 e 26 de novembro nos municípios de Barras, Batalha, Esperantina, São João do Arraial e Maias Olímpio. Pela primeira vez na sua vida, dona Antônia Maria terá Carteira de Identidade. “Estou muito feliz, já sou aposentada, tenho outros documentos, mas dessa vez eu não podia perder a oportunidade de receber a carteira de identidade”, declarou.
Ação foi realizada pelo Incra no Piauí em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança do Piauí, Sindicatos dos Trabalhares Rurais e Prefeituras dos municípios, além da Receita Federal e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que é o órgão responsável pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Em cinco dias, a equipe do PNTR no Piauí atendeu 830 pessoas, possibilitando a emissão de 1.179 documentos como Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O coordenador do PNTR no Piauí, Hildemar Carlos Ramos, falou como foi o trabalho em cada município. “Em Barras foram emitidos 237 documentos, Esperantina 231, São João do Arraial 309 e em Matias Olímpio foram 242. A expectativa é que no próximo ano possamos ampliar os serviços dando mais oportunidade de acesso às políticas públicas para as famílias beneficiadas com o programa”.
180Graus