Antes de seguirem para Brasília, onde vão permanecer por uma semana, acompanhando as atividades na Câmara dos Deputados, os estudantes piauienses que tiveram “projetos de lei” selecionados para edição 2016 do Parlamento Jovem Brasileiro, Antonia Maria Ferreira da Silva e João Marcos Borges da Silva, estiveram na Assembleia Legislativa, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado estadual Themístocles Filho (PMDB).
Antonio e João Marcos são alunos das escolas Nossa Senhora da Paz, na Vila da Paz, e Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina.
Eles tiveram suas propostas selecionados, concorreram com outros 309 inscritos de escolas públicas de todo o país. Eles vão a Brasília, junto com outros 76 estudantes que participam do Parlamento Jovem Brasileiro 2016, entre os dias 26 e 30 de setembro.
Todas as despesas – passagens aéreas, translado aeroporto/hotel/aeroporto e demais traslados durante o evento, acomodação, alimentação e atendimento médico emergencial – são custeadas pela Câmara dos Deputados.
O que é o Parlamento Jovem:
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Mais que isso, milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições.
Você pode participar escrevendo um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua.
O regulamento do PJB está no Manual de Procedimentos – 2016. Nele você vai verificar também o número de vagas para cada estado.
O PJB mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro
Texto: Paulo Pincel/Com informações da Câmara dos Deputados