O secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), a promoção de 156 policiais civis, sendo 93 delegados, 74 agentes de polícia civil, 14 escrivães e 24 peritos. O ato foi deliberado durante a solenidade de entrega de Medalhas do Mérito Policial e Troféus de Honra ao Mérito em comemoração ao Dia do Policial Civil.
Abreu ressaltou que alguns dos policiais já estavam há onze anos aguardando a promoção, mas que sua gestão está disposta a garantir um calendário anual com duas datas para esse incentivo ao policial civil. O gestor destacou ainda a sensibilidade do governador Wellington Dias que, mesmo no momento de crise financeira, foi favorável à valorização da categoria.
“Estes atos valorizam os policiais, dão dinamismo interno e promovem talentos, o que fortalece ainda mais a Polícia Civil neste importante trabalho que ela desenvolve para garantir a segurança da população. Sei o que é aguardar por anos uma promoção e ela não chegar. É este tipo de injustiça que queremos evitar e para isso vamos trabalhar em conjunto também com os sindicatos que representam as categorias”, destacou Abreu.
A presidente do Sindicato dos Delegados da Policia Civil, delegada Andreia Magalhães, afirmou que a categoria recebe as promoções com muita felicidade. “Ficamos felizes com a promoção dos 93 delegados e agora vamos tentar que essas promoções aconteçam de forma programada, duas vezes por ano”, frisou.
Durante o evento, os titulares de distritos da capital e do interior e de delegacias especializadas foram homenageados com Troféu de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido em equipe. Entre eles: 5º, 7º, 11º, 12º e 22º Distritos Policias, o Grupo de Repressão (Greco), Delegacia de Crimes Tributários (Deccoterc), Academia de Polícia Civil (Acadepol), Polinter, Delegacia de Homicídios, Delegacia de Entorpecentes (Depre), o Núcleo de Inteligência, Central de Flagrantes, Instituto de Identificação e Criminalística, e 05 delegacias do interior: Piripiri, Luzilândia, Fronteiras, União e Esperantina.