A praga da lagarta atingiu mais de 50% das áreas de cultivo do milho, feijão e mandioca no município de Esperantina neste ano de 2016.
A situação de perda na produção foi colocada por agricultores familiares em uma reunião de avalição da safra realizada na manhã desta quinta – feira ( 14 ) no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina.
Segundo relato, a perda chega a 50% na área plantada de milho e feijão e de 60% no cultivo de mandioca, perda essa causada pela lagarta conhecida cartucho.
De acordo com o técnico do escritório do IBGE de Barras Jacobeu, que esteve presente ao encontro, juntamente com representantes do STTR, Enater, prefeitura e associações, diante da situação, serão gerados dados estatísticos ( informações ) para que estes agricultores possam ter acesso a políticas emergenciais por parte do governo.
É válido lembrar que o agricultor da região de Esperantina, vem sofrendo a mais de cinco anos perdas ocasionadas pela escarces de chuvas, mais desta vez o prejuízo se dar por conta da praga e não por falta de inverno.