Entre os dias 01, 02 e 03 de abril, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman promoverá mais um mutirão de atendimento gratuito oftalmológico para a população esperantinense e adjacentes. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e a prefeitura de Esperantina, na pessoa da prefeita Vilma Amorim.
Serão atendidos pelo menos 150 pacientes que já estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). As consultas serão de caráter especifico e poderão identificar especialmente as patologias oftalmológicas como catarata e pterígio.
De acordo com o Diretor Geral do hospital, Davyd Teles, o primeiro dia será destinado a consultas com a população e no dia 02 e 03, serão realizadas cirurgias de catarata e pterígio. Para Davyd, o mutirão visa ampliar o acesso ao tratamento de uma das maiores causas de cegueira reversível, que é catarata.
Os procedimentos oftalmológicos serão comandados pelo Médico Oftalmologista Thiago Castro. Todos os pacientes submetidos a cirurgias receberão kits contendo medicação (colírio), para uso no pós-operatório e óculos de proteção.
Ascom