A Secretaria Municipal de Saúde do município de Esperantina, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – promoveu na última terça feira, dia 05/01, nova turma do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Com o objetivo de conscientizá-los da importância de abandonar esse hábito nocivo, que contribui para uma série de doenças, dentre elas o câncer.
“Estamos procurando conscientizar a população sobre os malefícios que o cigarro traz à saúde para que eles entendam a importância de deixar o vício e busquem ter uma melhor qualidade de vida”, comentou a Prefeita Vilma Amorim.
O serviço conta com o apoio de uma equipe multiprofissional, envolvendo médico, psicóloga, enfermeira, nutricionista e um Educador Físico.
São quatro sessões iniciais, estruturadas semanalmente, seguidas de duas sessões quinzenais, com os mesmos participantes. Para prevenção da recaída é feita uma reunião mensal aberta, com a participação de todos os grupos, até completar um ano. “Durante as quatro sessões iniciais, havendo indicação, é introduzido algum dos medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo, sendo que, dependendo do caso, poderá haver combinação de medicamentos. Alguns tipos de medicamentos utilizados para o tratamento do tabagismo. São eles: adesivos transdérmicos de nicotina, goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina, e cloridrato de bupropiona, medicamento antidepressivo.
Fumantes que queiram participar podem procurar a unidade de saúde mais próxima e informar nome e telefone para contato.
Ascom