Para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai oferecer 1.885 vagas a mais que no ano passado, totalizando mais de 4 mil vagas. O aumento será de 60% em relação a 2015, após a garantia do governo do estado de contratação de professores substitutos. No ano anterior, as vagas deixaram de ser ofertadas por falta de professores em alguns campi da instituição.
“Este ano temos a garantia do governo do estado de que teremos professores para ministrar aulas nas disciplinas dos cursos que tiveram as vagas não oferecidas no ano passado. Será um retorno à normalidade”, declarou o reitor.
Segundo ele, os cursos mais afetados foram os de Licenciatura. As vagas que não foram ofertadas em 2015 são apenas do interior do estado. Em Teresina, a contratação de professores para os cursos foi garantida.
No total, serão oferecidas 4.985 vagas em todos os 12 campi e 10 núcleos da Universidade, com a normalização das disciplinas ofertadas. Dessas, 2.210 serão destinadas à capital e 2.775 ao interior do Piauí, como Campo Maior e Floriano, alguns dos mais afetados pela falta de docentes.
O governo do estado já anunciou a contratação de mais 92 professores para 2016. O edital de será lançado no início de janeiro do ano que vem e visa garantir a oferta de todos os cursos existentes na Universidade.
A Uespi possui 12 campi e 10 núcleos, nos municípios de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Esperantina, Luzilândia, Pedro II, Altos, Barras, Fronteiras, Paulistana, Valença, Amarante, São João do Piauí e Curimatá.