Banner principal

transparencia1O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (09/12), Dia Internacional de Combate à Corrupção, o Ranking Nacional dos Portais de Transparência dos 5.568 municípios, 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. De acordo com o MPF, o objetivo do projeto é fomentar a clareza nas contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.
Em uma escala de 0 a 10, o Índice Nacional de Transparência a avaliação dos municípios baseou-se na Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que considerou as principais exigências legais e boas práticas de transparência. O índice leva em consideração critérios como informações sobre transparência na internet; ferramenta de pesquisa para o acesso às informações; receitas; despesas; endereços, telefone e horários de atendimento; remuneração individualizada de servidores; diárias e passagens, entre outors.
ESPERANTINA É A SEXTA DO PIAUÍ
Os 20 melhores avaliados no estado foram: Piracuruca (7,4); Estado do Piauí (7,2); Teresina (6,9); Guadalupe (6); Baixa Grande do Ribeiro (6); Esperantina (5,9); São Raimundo Nonato (5,6); Caxingó (5,6); Anísio de Abreu (5,5); Francisco Santos (5); Miguel Leão (4,9); Matias Olímpio (4,8); Antônio Almeida (4,8); São João do Piauí (4,7); Parnaíba (4,7); Buriti dos Lopes (4,6); Brasileira (4,6); Oeiras (4,5); São Miguel da Baixa Grande (4,5) e Wall Ferraz (4,4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *