A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prevê a inauguração do novo prédio do Centro de Ensino Profissionalizante (Ceep) Leonardo das Dores, em Esperantina, no início de 2016, com a meta de iniciar o ano letivo em moderna estrutura.
Em reunião com a diretora do Ceep Leonardo das Dores, o ex-diretor, Marcílio Farias, a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, e o secretário municipal de Saúde, Albano Amorim, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, estabeleceu que o ano letivo estadual de 2016 terá abertura oficial naquele município, com a inauguração do novo prédio da escola profissionalizante que deverá atender ao dobro de alunos.
A obra na nova escola estava entre as que foram destravadas com a alimentação do Simec e, por conseguinte, a liberação de 16 milhões, por parte do Ministério da Educação. “A construção está adiantada, 80% já foi realizada e nos faltam cerca de três medições para dar por encerrado o trabalho da engenharia”, afirmou Dorival Danúsio, diretor da Unidade de Gestão da Rede Física da Seduc.
Para a construção da nova escola profissionalizante de Esperantina estão sendo investidos cerca de 9 milhões, recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Tesouro Estadual. A escola terá estrutura ampla, com 12 salas de aula, seis laboratórios (química, física, informática, matemática, biologia, línguas), auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, e mais dois grandes laboratórios especiais.
“A meta da Seduc é possibilitar à população o acesso a cursos profissionalizantes que os preparem para conseguir espaço e destaque no mercado de trabalho. Estabelecemos que a inauguração da escola acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2016 e já deveremos contar com um novo curso de saúde bucal”, esclareceu a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.
Na reunião, a prefeita de Esperantina oficializou a doação de equipamentos para montagem de um consultório de odontologia. “Conseguimos realizar a doação dos equipamentos através de uma concessão da prefeitura para a escola, já que ofertar educação de qualidade é meta do Estado e também do município”, declarou Vilma Amorim.
Para oficializar a oferta de vagas em curso profissionalizante de Saúde Bucal, a Seduc necessita de autorização do Conselho Estadual de Educação do Piauí (Ceepi), que deverá ser acionado o quanto antes. “Vamos agilizar esse processo burocrático, já que a oferta do curso se trata de uma necessidade da região. O mercado de trabalho tem espaço para acomodar os profissionais capacitados e não vamos deixá-los perderem essa oportunidade”, disse Adriana Moura, diretora da Unidade de Ensino Técnico e Profissionalizante e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) da Seduc.