Com as altas temperaturas e o tempo seco Esperantina neste período do ano tem havido quase que diariamente focos de incêndio, o que tem deixado muita gente preocupado.
No mês de agosto o advogado esperantinense José Angelo Ramos Carvalho protocolou, na Secretaria de Defesa Civil do Estado um pedido mais uma vez solicitando a ingerência da Secretaria por meio de seu secretário junto ao Governador para fins de tomada das providências legais para instalação de uma unidade do corpo de bombeiros na cidade Esperantina ou de forma urgente que fosse destacada equipe para cobrir eventuais contingências ocorridas na região durante os meses de setembro a dezembro período este cuja a umidade do ar está muito baixa e o calor muito forte por conta da estiagem ocasião em que ocorre um aumento nos focos de incêndio.
Na oportunidade Dr. José Angelo foi recebido por sua chefe de gabinete Dra. Marcela. Ao apresentar o pedido, foi encaminhado em anexo e uma série de reportagens acompanhadas de pedidos anteriores.
Portalesp