Os prefeitos ou representantes das câmaras municipais de Bom Princípio do Piauí, Luís Correia, Cocal, Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó Murici dos Portelas, São José do Divino, Joaquim Pires, Cocal dos Alves Piracuruca, Ilha Grande, Batalha, Esperantina, Morro do Chapéu do Piauí e Luzilândia foram convocados pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete), presidida pelo deputado Antônio Félix (PSD), para a formalização dos acordos territoriais.
A reunião está marcada para a próxima quarta-feira (23) na sala da Comissão na Assembleia Legislativa.
Todos os municípios cujos representantes foram convocados estão envolvidos em algum conflito territorial. São cidades onde áreas, geralmente de zona rural, ainda estão indefinidas como pertencentes a um ou a outro município, o que dificulta a gestão por parte do poder público. Estão na lista de municípios com representantes convocados as cidades de
Os acordos são firmados após estudo e levantamento de dados de uma comissão formada por técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Interpi (Instituto de Terras do Piauí), APPM (Associação Piauiense de Municípios). “Os conflitos territoriais causam uma série de problemas para os prefeitos e principalmente para as comunidades, pois alguma ficam desassistidas porque os prefeitos não podem investir em locais que não pertencem aos limites territoriais dos seus municípios”, explica o deputado.